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DE CARA NOVA
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Marca histórica não se muda, evolui
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As etapas que envolveram o processo da evolução da identidade visual e o estabelecimento de novas diretrizes do grupo FTD, em seus 120 anos
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[/vc_column_text][vc_empty_space][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]No início do mês de maio, foi revelada a evolução da identidade visual da marca da FTD Educação. Em linhas gerais, a seta da marca FTD (o símbolo Delta) foi incorporada à letra D do novo logotipo, com o objetivo de trazer mais protagonismo para o elemento e enriquecer a linguagem gráfica.
Com relação às cores, o logo ganhou tons de azul mais vibrantes, para transmitir o conceito de inovação. A palavra “educação” passou a ser escrita com tipografia arredondada e em caixa baixa, buscando torná-la mais próxima e amigável.
No entanto, o processo de rebranding ao qual a marca foi submetida, em um período que totalizou um ano de trabalho, vai muito além da logotipia.
“Ela é uma empresa de educação e continua sendo, mas há uma evolução desse propósito. N É o de colocar como ponto central de estratégia os públicos que ela serve: alunos, pais, professores, diretores pedagógicos, entre outros”, explica o sócio e chefe da Área de Estratégia (CSO) da agência Pande, Gian Franco Rocchiccioli.
De acordo com a diretora adjunta de Marketing, Produtos e Experiência do Cliente da FTD Educação, Roberta Campanini, o trabalho mobilizou o time em busca de um resultado inovador, que tivesse também tecnologia, humanização e proximidade. “Partimos de uma pesquisa exploratória qualitativa interna e externa, que permitiu que entendêssemos o reconhecimento dos nossos pilares de marca: parceira, flexível e humana”, explica. “O cliente trouxe mais um pilar de reconhecimento: inovação! Que foi agregado à nossa nova comunicação”, relata.
OS PILARES
A trajetória empresarial, que ultrapassa um século, hoje se norteia pelos pilares que sustentam as ações cotidianas do grupo, conforme descreve o institucional da marca.
Inovadora pois está sempre atenta à evolução das necessidades dos públicos, desenvolvendo soluções em inovação – digitais ou analógicas – que facilitam a aprendizagem dos estudantes e otimizam todo o ecossistema educacional.
Parceira pelo relacionamento muito próximo com escolas, professores, estudantes e responsáveis, que permite a identificação, com clareza, de quais são suas necessidades.
Flexível pela capacidade de acompanhar e evoluir com as mudanças, considerando diferentes contextos e pontos de vista.
Humana, por conta do cuidado com todas as pessoas envolvidas na operação, em favor da formação e da construção de valores.
MUDAR UMA CHANCELA HISTÓRICA
Há mais de 20 anos no mercado, a consultoria Pande trabalha com companhias das mais diversas naturezas, atuando no Brasil, América Latina, América do Norte, Europa e África.
Dentre seus clientes, há nomes tradicionais dos consumidores como Nestlé, Grupo Carrefour e Catupiry. Com a FTD Educação, a parceria com a Pande teve início em 2014.
A conclusão das mudanças que afetam o posicionamento e a marca coincide com os 120 anos de história do grupo no país. Esse tipo de tradição e longevidade afeta o desenvolvimento de um trabalho dessa natureza?
“Em termos de técnicas, o cuidado é o mesmo – mas a profundidade é diferente”, pontua Rocchiccioli. “No caso de marcas históricas e antigas, o consumidor se sente mais dono delas e, para mudar, é preciso avaliar bem e ter um cuidado com o nível de alterações que vai além do tradicional”, diz.
O processo de rebranding envolveu três grandes etapas. Na primeira houve a imersão diagnóstica para entender os estágios em que a empresa já se encontra, sob o olhar dos mais diversos setores e players desse mercado. “Nessa fase, pudemos mensurar a força da FTD, o tamanho que o seu nome tem e a confiança que ele gera na tomada de decisão em parceiros de todo o território nacional”, explica o executivo.
A etapa seguinte foi ligada ao posicionamento: estabelecer a empresa em um outro patamar, que é o de ser uma plataforma de soluções educacionais. Por fim, a terceira fase dos trabalhos, focada nas formas de tangibilizar essas renovações. “Produzimos um manifesto, em formato de vídeo, que orientou o processo criativo para realizar as mudanças”, cita.
NOVIDADES EM VÁRIOS SEGMENTOS
Com faturamento anual de R$ 1 bilhão, alcançado no “Volta às aulas” de 2022, a FTD Educação anuncia novidades que estarão ao alcance de milhares de pessoas nos próximos meses.
Uma dessas propostas é a plataforma gamificada de leitura Literama. Trata-se de uma solução educacional, com formato inédito no mercado nacional, que cria um universo digital e convida jogadores/leitores a avançarem no formato de game com seus avatares.
Nesse ambiente, ler muitos livros e desvendar os mistérios de um mundo virtual baseado em grandes obras da literatura significa evoluir na jornada.
De acordo com Campanini, o grupo já tem registrado muitos elogios sobre a nova marca. “Está mais inovadora e alegre – e a possibilidade de uso das novas cores também agradou muito, traz muitas possibilidades de aplicação”, pontua a diretora adjunta. “É um novo tempo, mais leve e fluido”, diz.
Edtechs
A empresa também apresenta inovações nas parcerias com edtechs. O Órbita, projeto em sinergia com a aceleradora Hotmilk, que também faz parte do Grupo Marista, é uma iniciativa que já mapeou mais de 120 startups, com cerca de 40 selecionadas para dois pitchs que aconteceram em março e abril. Algumas dessas parceiras já estão desenvolvendo novas soluções educacionais para a empresa, como a Tindin, que trabalha com gamificação para educação e foi a criadora de soluções para a Literama.
Números
Atualmente, são 970 mil alunos e a expectativa é fechar 2022 com mais de 1 milhão de estudantes em seus sistemas de ensino, sendo 850 mil na rede privada e mais de 250 mil na rede pública. A FTD Educação liderou o fornecimento das soluções educacionais para ensino médio nos programas do Ministério da Educação (PNLD), já de acordo com a nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular). [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]