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EDUCAÇÃO INCLUSIVA

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Diversidade e Inclusão
devem permear projeto político-pedagógico das escolas

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De acordo com especialista, a formação deve preparar seu olhar para promover a melhor relação de aprendizagem com esses alunos

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[/vc_column_text][vc_empty_space][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]As informações do Censo Escolar da Educação Básica 2020 revelam que a rede de ensino nacional abriga 1,3 milhão de alunos identificados com deficiência, altas habilidades e transtornos globais do desenvolvimento. Esse é um número expressivo, inserido no total de cidadãos com deficiência em todo o país, que ultrapassa 45 milhões de indivíduos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Diante desse cenário, é fundamental estender o olhar para temas como diversidade, cultura e inclusão, nas rotinas de sala de aula e, em uma etapa anterior, no processo de formação de docentes.

“A educação como um todo vem se transformando e não podemos mais olhar os educandos da mesma forma – é preciso considerar que, neste universo, não temos ali indivíduos que aprendem e se desenvolvem todos da mesma forma”, explica a especialista em educação inclusiva e psicopedagogia Luciana Ferreira.

 

NÃO SIGNIFICA DECORAR UM UNIVERSO DE ESPECIFICIDADES

 

De acordo com a especialista, que faz parte da Divisão de Educação Especial do município de São Paulo, muitas vezes há uma visão equivocada de que conduzir o ensino sob esses pilares significa a condição de que o professor domine cada uma das especificidades.

“Na verdade, o preparo do professor no contexto da educação inclusiva é o resultado da vivência e da interação cotidiana com cada um dos educandos, com e sem deficiência, a partir de uma prática pedagógica dinâmica que reconhece e valoriza as diferenças”, explica. “Esse processo investigativo já é típico da natureza do professorado”, afirma.

“Uma escola inclusiva propõe a aprendizagem oferecendo oportunidades iguais para todos e estratégias diferentes para cada um, de forma ampla e colaborativa”, pontua.

 

PPP

 

Em linhas gerais, os pilares da inclusão, cultura e diversidade não devem ser tratados como um A ponto à parte nas rotinas diárias, mas devem permear o projeto político pedagógico das escolas (PPP), ressalta Ferreira.

O objetivo é, sempre, o de levar essas discussões para o cenário coletivo, pela realidade de cada comunidade educativa. “Pensar na realidade e singularidade desse ambiente, desse espaço, dessas realidades – a formação continuada se faz presente e necessária nesse contexto, mas ela está ligada ao eixo do planejamento e das estratégias dos professores”, diz.

Para auxiliar nesse processo, complementa, temos as vantagens da existência de salas de aulas diversificadas e da ampla presença de ferramentas e mídias (tanto para o docente quanto para a criança, adolescente e jovem). “São recursos que oportunizam conhecimento, que devem ser usados tanto no conhecer quanto no ensinar”, cita.

 

DISCUSSÃO QUE ENSINA

 

Para Ferreira, que é mestranda em educação especial pela Universidade de São Paulo (USP), as discussões de casos e partilhas de práticas são ferramentas necessárias e eficientes na difusão de boas práticas em educação inclusiva.

“Uma situação de um estudante pode servir para os demais, como uma oportunidade formativa – e isso fortalece o grupo, que passa a reagir, a se revisitar e se estruturar”, afirma.

Trazer essas temáticas para os centros da discussão, complementa, é uma forma de fortalecer o presente e o futuro desse tipo de dinâmica no ambiente escolar.

“Historicamente, somos frutos de uma sociedade que inspirava movimentos segregativos – e precisamos aprender que eram situações impostas”, observa.

Afastar-se de exemplos que não eram edificantes e implementar, com estudos e pesquisas, formas de fornecer chances de ensino e crescimento a todos os alunos.

“Significa acreditar que a educação é, com certeza, uma das chaves para a transformação da sociedade – e que lidar, acreditar e trabalhar é fortalecer essa evolução da sociedade e desse indivíduo”, conclui. [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]