DIA DO PROFESSOR

É TEMPO DE RECONSTRUIR O OLHAR DO PROFESSOR E PARA O PROFESSOR

[/vc_column_text][vc_column_text]O RESGATE DA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO PRECISA SER INICIADO NOS CENTROS DE FORMAÇÃO DOCENTE, DE FORMA SIGNIFICATIVA[/vc_column_text][vc_column_text]

Por Emília Cipriano e Claudio Castro Sanche

[/vc_column_text][vc_empty_space][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]Professor, mestre, educador, SER que constrói em SI conhecimentos, experiências, metodologias, didáticas para se transformar em um missionário do ato de ensinar e de aprender, além de abrir portas para seres que cruzarão o seu caminho em busca de “luzes” para que possam realizar as suas próprias leituras de mundo.

O professor com suas experiências e vivências gera processos de desejos para as descobertas em um movimento de dentro para fora e de fora para dentro, despertando o que existe em toda pessoa aprendiz: o ser curioso, pesquisador, descobridor e conquistador; sensibiliza o aluno para os conhecimentos científicos, filosóficos, teológicos, culturais, artísticos e estéticos que são parte da vida presente e que serão parte do futuro de cada um.

A beleza do ser professor está na pessoa encantada que tem na sua escolha o sentimento de legado de uma vida profissional: nasci para ensinar.

Um professor que sabe ensinar, sabe acolher, sabe ouvir, sabe dialogar, sabe se relacionar, sabe respeitar e se fazer respeitado; um professor encantado com a profissão de professor encanta aprendizes para o sentindo e para o poder do conhecimento.

Houve tempos em que os conhecimentos de mundo estavam na escola e o professor era aquele que aprendera cada um desses saberes para ensinar. Tinha-se admiração pelos seus conhecimentos, pelas suas lições de vida, pela sua moral, pela sua ética e pela sua capacidade de formar profissionais para as mais diferentes profissões.

Hoje o conhecimento está armazenado tecnologicamente nos mais diferentes espaços e disseminado livremente a quem interessar, mas é um conhecimento frio, estático, sem movimento e que carece muito de empatia. O professor, com processos de interação dialógica, de análise, reflexões e sínteses, construirá a compreensão do sentido sobre a beleza do aprender para saber e aprender a ser.

Os espaços de formação de professores eram como templos de construções de profissionais para a educação de gerações e gerações; os mestres responsáveis pela titularização de novos professores sabiam que a qualidade da formação estava intrinsecamente articulada com a possibilidade do aprendiz se construir como cidadão de mundo, com conhecimentos para fazer escolhas, portanto a formação do profissional professor deveria ser sólida. Hoje a formação de professores se faz até a distância, sem aulas práticas, sem reflexões, sem diálogos e sem os processos de interação tão significativos para quem pretende ser um profissional da educação. Consequências…?[/vc_column_text][vc_empty_space][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”vc_default”][vc_column css=”.vc_custom_1534890629235{background-color: #232272 !important;}”][vc_column_text]“A AUTORREGULAÇÃO TEM SIDO FORTEMENTE RELACIONADA ÀS RESPOSTAS EMOCIONAIS, AO PLANEJAMENTO DE METAS DE MÉDIO E LONGO PRAZOS, AO CUMPRIMENTO DE TAREFAS RELEVANTES NO COTIDIANO, À SOCIABILIDADE, À EMPATIA, BEM COMO AOS DESEMPENHOS COGNITIVO E ACADÊMICO. TAMBÉM É CONSIDERADA O PRINCIPAL MEDIADOR ENTRE PREDISPOSIÇÕES GENÉTICAS, EXPERIÊNCIAS NA VIDA INFANTIL E FUNCIONALIDADE NA VIDA ADULTA”[/vc_column_text][vc_empty_space][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_empty_space][vc_column_text]O professor era um profissional respeitado pela família, pela sociedade e pelos governantes. Hoje carece muito de reconhecimento.

O resgate da formação do profissional da educação precisa ser principiado nos centros de formação de professores, com gestão idônea, ética e voltada para qualidade, com cursos teóricos e práticos, com porcentagem de carga horária significativa para a vivência e experiência das práticas pedagógicas.

O resgate passa significativamente pelos formadores de professores comprometidos com a sociedade de aprendizes, com a família, com a sociedade e com os conhecimentos a serem trabalhados. Profissionais formadores éticos, atualizados, conhecedores de metodologias de ensino para o tempo presente, de didáticas dinâmicas e motivadoras, cooperativas e inter-relacionadas com as mídias interativas, com sistemas de avaliação pautados no aprender, no reaprender e na experiência concreta, com ações avaliativas práticas aplicadas in loco na escola.

O resgate deve passar também por uma política governamental que valorize a profissão do professor; pela família valorizando para si e para os filhos a escola e pela mídia formadora de opiniões, recuperando o olhar de importância da instituição escola e a função que ela respeitosamente deve exercer tanto no acolhimento dos profissionais que a compõem, quanto na formação de excelência de todos que a frequentam.

Professor, vamos resgatar o sentido e o valor da nossa profissão. Só na Educação Básica somos mais de 2,2 milhões de professores. Unidos seremos fortes, se organizados e uníssonos muito poderemos fazer pela nossa profissão e pelo futuro do Brasil que queremos construir.

Com orgulho celebremos a nobre profissão de professor! 15 de outubro, o nosso dia!

Afetivamente,

Prof.ª Emilia Cipriano e Prof. Claudio Castro Sanches[/vc_column_text][vc_empty_space][/vc_column][/vc_row]