[vc_row][vc_column][vc_empty_space height=”90px”][vc_column_text]Carta ao leitor[/vc_column_text][vc_separator color=”custom” accent_color=”#919fcf”][vc_empty_space height=”60px”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]TEORIA SÓ FAZ SENTIDO QUANDO CONSTRUÍDA DENTRO DA REALIDADE DA PROFISSÃO [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]A frase que marca o título desta carta ao leitor parte dos ensinamentos do professor universitário e pensador português para a área de educação António Sampaio da Nóvoa.
Nos seus escritos, é possível ler que as propostas teóricas só fazem sentido se partirem da reflexão dos educadores sobre o seu próprio ofício em sala de aula. Mudanças que nascem por influências externas a essa realidade serão insuficientes.
Para conceber esta nova edição da revista Mundo Escolar, esse conceito serviu como base norteadora para a definição e produção de cada uma das reportagens. Foi estabelecida uma dinâmica para reconhecer o cotidiano, as trajetórias, os desafios e as necessidades dos docentes, coordenação e gestão de parceiros da FTD Educação.
Nas páginas internas, é possível conhecer detalhes da pesquisa pré-evento formativo, enviada a 335 pessoas de todo o Brasil, público formado por profissionais que vivenciam as rotinas educacionais, com o objetivo de que apontassem até três assuntos considerados relevantes para serem abordados na Jornada Pedagógica 2023.
A partir disso, foi possível definir a matéria de capa, que propõe uma discussão, sob três matizes distintos, dos aspectos socioemocionais na escola: do ponto de vista de educadores, estudantes e, também, uma reflexão sobre a relação desses indivíduos com a felicidade.
Os desafios para estabelecer uma proposta educacional inclusiva que seja, de fato, abrangente também estão entre os temas discutidos com especialistas que encaram, na prática, esses obstáculos.
Dentre os feedbacks recebidos, o anseio do corpo docente por orientações e novos caminhos para as práticas pedagógicas, pelas palavras de teóricos que têm multiplicado esses conhecimentos em palestras, lives e workshops – o mesmo se aplica às metodologias ativas e às tecnologias educacionais.
Com esse olhar, o conteúdo a seguir pretende ressaltar o protagonismo docente – e a importância de cuidar de si para promover relações socioemocionais de qualidade no ambiente escolar.
Boa leitura. Equipe Educacional[/vc_column_text][vc_empty_space height=”60px”][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”vc_default” bg_type=”bg_color” bg_override=”ex-full” bg_color_value=”#919fcf”][vc_column][vc_empty_space height=”60px”][vc_row_inner][vc_column_inner width=”2/6″][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”4/6″][vc_column_text]
A revista Mundo Escolar é uma publicação trimestral da FTD Educação, produzida pela RFM Editores com conteúdo exclusivo para seus leitores. Distribuição gratuita.
FTD Educação
Rua Rui Barbosa, 156, Bela Vista – São Paulo – CEP 01326-010
[/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_empty_space][vc_separator color=”black”][vc_empty_space][vc_row_inner][vc_column_inner width=”1/3″][vc_column_text]
Equipe de trabalho FTD Educação
Ricardo Tavares
Cintia Cristina Bagatin Lapa
Roberta Campanini
Elaine Castello (Curadoria de Conteúdo)
Clayton Luiz Ferreira de Oliveira
Estella Pina Bover
[/vc_column_text][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/3″][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/3″][vc_column_text]
Realização:
Editor: Edimilson Cardial
Curadoria:
Marcelo Daniel
Projeto gráfico e diagramação: Débora de Bem
Gerente de publicidade: Margarete Rios Silva
[/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_empty_space height=”90px”][/vc_column][/vc_row]