[vc_row][vc_column][vc_empty_space height=”90px”][vc_column_text]Carta ao leitor[/vc_column_text][vc_separator color=”custom” accent_color=”#919fcf”][vc_empty_space height=”60px”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]FORMAÇÃO PERMANENTE: PREPARAR O DOCENTE PARA A REALIDADE[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]Esta edição, que acompanha a realização da Jornada Pedagógica 2022, faz um convite para ampliar a experiência da formação continuada – ou permanente –, pelos diferentes matizes que a realidade pode oferecer.
Entregamos aqui, provavelmente, um compilado com a maior participação de nomes internacionais. Foram entrevistas exclusivas, que elencaram os principais tópicos em depoimentos de autores que são norteadores teóricos desse assunto ao redor do mundo.
Nas páginas a seguir está o acompanhamento oferecido a docentes na República Dominicana, narrado pelas palavras do espanhol Carlos Marcelo García; das classes infantis, como as crianças italianas de San Miniato vivenciam uma inovadora experiência de ensino, sob os olhos do pesquisador Aldo Fortunati; já o catalão Francisco Imbernón discorre sobre os riscos de uma preparação individualista do professorado.
Nessa mesma tecla, direto de Lisboa, Portugal, António Nóvoa alerta, mais uma vez, sobre a importância de colocar o profissional do ensino no centro de seu processo formativo – “raramente vejo ser realçado o que os professores sabem, as suas experiências inovadoras ou a forma como procuram dar resposta a realidades sociais duras e difíceis”, comenta.
Mas os holofotes não estarão, apenas, nos teóricos do exterior. Especialistas que vivenciam, acompanham e ajudam a moldar o processo de formação docente em nosso país também estarão entre os entrevistados. Nomes como os dos professores Bernardete Gatti, com seu olhar atento e crítico, de uma pioneira na preparação docente, e de Mozart Neves Ramos, representante incansável na elaboração de documentos que criem pontes entre as instituições formadoras e as redes.
Incentivamos também a uma reflexão sobre si: um exercício de psicologia, que propõe o autoconhecimento como ferramenta indispensável para inovar em educação.
Enfim, é um convite para que o professor tenha voz e possa compartilhar suas vivências e possibilidades. Boa jornada!
Editorial Revista Mundo Escolar[/vc_column_text][vc_empty_space height=”60px”][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”vc_default” bg_type=”bg_color” bg_override=”ex-full” bg_color_value=”#919fcf”][vc_column][vc_empty_space height=”60px”][vc_row_inner][vc_column_inner width=”2/6″][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”4/6″][vc_column_text]
A revista Mundo Escolar é uma publicação trimestral da FTD Educação, produzida pela RFM Editores com conteúdo exclusivo para seus leitores. Distribuição gratuita.
FTD Educação
Rua Rui Barbosa, 156, Bela Vista – SЛo Paulo – CEP 01326-010
[/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_empty_space][vc_separator color=”black”][vc_empty_space][vc_row_inner][vc_column_inner width=”1/3″][vc_column_text]
Equipe de trabalho FTD Educação
Ricardo Tavares
Ceciliany Alves Feitosa
Roberta Campanini
Clayton Luiz Ferreira de Oliveira
Elaine Cristina Castello
Estella Pina Bover
[/vc_column_text][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/3″][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/3″][vc_column_text]
Realização:
Editor: Edimilson Cardial
Curadoria: Marcelo Daniel
Projeto gráfico e diagramação: Débora de Bem
Gerente de publicidade: Margarete Rios Silva
Plataforma Digital: RDO – Revista Digital Online
[/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_empty_space height=”90px”][/vc_column][/vc_row]