Carta ao leitor

FORMAÇÃO PERMANENTE: PREPARAR O DOCENTE PARA A REALIDADE

Esta edição, que acompanha a realização da Jornada Pedagógica 2022, faz um convite para ampliar a experiência da formação continuada – ou permanente –, pelos diferentes matizes que a realidade pode oferecer.

Entregamos aqui, provavelmente, um compilado com a maior participação de nomes internacionais. Foram entrevistas exclusivas, que elencaram os principais tópicos em depoimentos de autores que são norteadores teóricos desse assunto ao redor do mundo.

Nas páginas a seguir está o acompanhamento oferecido a docentes na República Dominicana, narrado pelas palavras do espanhol Carlos Marcelo García; das classes infantis, como as crianças italianas de San Miniato vivenciam uma inovadora experiência de ensino, sob os olhos do pesquisador Aldo Fortunati; já o catalão Francisco Imbernón discorre sobre os riscos de uma preparação individualista do professorado.

Nessa mesma tecla, direto de Lisboa, Portugal, António Nóvoa alerta, mais uma vez, sobre a importância de colocar o profissional do ensino no centro de seu processo formativo – “raramente vejo ser realçado o que os professores sabem, as suas experiências inovadoras ou a forma como procuram dar resposta a realidades sociais duras e difíceis”, comenta.

Mas os holofotes não estarão, apenas, nos teóricos do exterior. Especialistas que vivenciam, acompanham e ajudam a moldar o processo de formação docente em nosso país também estarão entre os entrevistados. Nomes como os dos professores Bernardete Gatti, com seu olhar atento e crítico, de uma pioneira na preparação docente, e de Mozart Neves Ramos, representante incansável na elaboração de documentos que criem pontes entre as instituições formadoras e as redes.

Incentivamos também a uma reflexão sobre si: um exercício de psicologia, que propõe o autoconhecimento como ferramenta indispensável para inovar em educação.

Enfim, é um convite para que o professor tenha voz e possa compartilhar suas vivências e possibilidades. Boa jornada!

Editorial Revista Mundo Escolar

A revista Mundo Escolar é uma publicação trimestral da FTD Educação, produzida pela RFM Editores com conteúdo exclusivo para seus leitores. Distribuição gratuita.

FTD Educação

Rua Rui Barbosa, 156, Bela Vista – SЛo Paulo – CEP 01326-010

www.ftd.com.br

Equipe de trabalho FTD Educação

Ricardo Tavares

Ceciliany Alves Feitosa

Roberta Campanini

Clayton Luiz Ferreira de Oliveira

Elaine Cristina Castello

Estella Pina Bover

Realização: logo_editora_segmento

Editor: Edimilson Cardial

Curadoria: Marcelo Daniel

Projeto gráfico e diagramação: Débora de Bem

Gerente de publicidade: Margarete Rios Silva

Plataforma Digital: RDO – Revista Digital Online