[vc_row][vc_column][vc_empty_space height=”90px”][vc_column_text]Carta ao leitor[/vc_column_text][vc_separator color=”custom” accent_color=”#919fcf”][vc_empty_space height=”60px”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]FOCO NO HOJE, MAS COM
OLHOS PARA O FUTURO
[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]A edição que coincide com a celebração dos 120 anos de história da FTD Educação traz um olhar ampliado, como se o setor educacional brasileiro estivesse sendo analisado do alto: os caminhos que o fizeram chegar até aqui – e o que esperar dos próximos tempos.

A humanização e o acolhimento mostram-se fatores fundamentais para os dias de hoje, resultado de um processo de evolução tecnológica e hiperconectividade que já vinha em curso, mas que foi acelerado com a eclosão da pandemia da Covid-19.

Em meio ao arrefecimento do impacto da doença, o retorno gradual das atividades presenciais e a convivência com uma nova realidade. Toda uma geração de alunos sofreu intensamente os impactos da interrupção das atividades presenciais em sua formação como indivíduos.

Como ressalta em entrevista a filósofa e psicanalista Viviane Mosé, “quem viveu um isolamento profundo nesse momento, tem sequelas psíquicas de convívio”. Segundo a pensadora, que é convidada com frequência para discutir os dias atuais, é preciso receber esses estudantes com mais ternura. “Um abraço, um olhar, uma voz, uma mínima atenção podem salvar esse quadro”, diz.

Do ponto de vista climático, o que se acompanha é uma causa urgente: se faz necessário que, cada vez mais, a premência de medidas mais sustentáveis esteja na escola e, principalmente, nas casas, empresas, indústrias e sociedade.

E essa instituição estudantil terá de se firmar como um ambiente que receba a todos, com suas características e necessidades. “As pessoas são e vivenciam experiências e oportunidades distintas e essas percepções podem fazer a diferença para respeitar a diversidade dentro de um contexto”, relata a coordenadora pedagógica do Instituto Jô Clemente (IJC), a antiga Apae-SP, Yara Leandro dos Santos.

As tecnologias educacionais, por sua vez, são intrínsecas a essa nova realidade, seja com características herdadas dos períodos de ensino remoto, seja nas previsões de outras revoluções que estão para acontecer, como o advento do metaverso.

Humana, diversa, inovadora e sustentável. A escola deve estar pronta para ser tudo isso. Boa leitura. Equipe Educacional[/vc_column_text][vc_empty_space height=”60px”][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”vc_default” bg_type=”bg_color” bg_override=”ex-full” bg_color_value=”#919fcf”][vc_column][vc_empty_space height=”60px”][vc_row_inner][vc_column_inner width=”2/6″][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”4/6″][vc_column_text]

A revista Mundo Escolar é uma publicação trimestral da FTD Educação, produzida pela RFM Editores com conteúdo exclusivo para seus leitores. Distribuição gratuita.

FTD Educação

Rua Rui Barbosa, 156, Bela Vista – São Paulo – CEP 01326-010

www.ftd.com.br

[/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_empty_space][vc_separator color=”black”][vc_empty_space][vc_row_inner][vc_column_inner width=”1/3″][vc_column_text]

Equipe de trabalho FTD Educação

Ricardo Tavares

Cintia Cristina Bagatin Lapa

Roberta Campanini

Elaine Castello (Curadoria de Conteúdo)

Clayton Luiz Ferreira de Oliveira

Estella Pina Bover

[/vc_column_text][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/3″][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/3″][vc_column_text]

Realização: logo_editora_segmento

Editor: Edimilson Cardial

Curadoria:
Marcelo Daniel

Projeto gráfico e diagramação: Débora de Bem

Gerente de publicidade: Margarete Rios Silva

[/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_empty_space height=”90px”][/vc_column][/vc_row]