[vc_row][vc_column][vc_empty_space height=”90px”][vc_column_text]Carta ao leitor[/vc_column_text][vc_separator color=”custom” accent_color=”#919fcf”][vc_empty_space height=”60px”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]Uma imersão no Novo Ensino Médio[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]Quem imaginava, no início do ano de 2020, que os 12 meses seguintes reservariam tantas questões delicadas para a humanidade, interferindo diretamente no ambiente da educação ao redor do planeta, não é mesmo?

Em meio à pandemia do coronavírus, com as medidas de saúde e isolamento social, as atividades e o processo educacional foram severamente impactados, exigindo mudanças rápidas e um novo gerenciamento em todos os níveis da comunidade escolar.

Paralelamente a essa questão, gestores e educadores brasileiros estão debruçados na aplicação da Lei nº 13.415/2017, que determinou que, até 2022, todas as instituições escolares públicas e privadas do país entrem em conformidade com as regras.

Guiada pela nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelas novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), homologadas em 2018, a reforma instituiu o ensino médio em tempo integral e, assim, escolas de todo país buscam os melhores caminhos para a implementação.

É nesse contexto de planejamento que a edição nº 10 da revista Mundo Escolar traz o Especial: Novo Ensino Médio, com um conjunto de reportagens, entrevistas, personagens e boas práticas sobre esse assunto. Dentre os temas, estão: projeto de vida, instrumentalização metodológica, projetos integradores, protagonismo do estudante, a BNCC na prática e as expectativas e desafios para o gestor, o professor, o aluno, sua família e sua comunidade.

Na visão do membro do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina e ex-presidente do Conselho
Nacional de Educação, do MEC, Eduardo Deschamps, as interrupções das aulas presenciais e a retomada educacional “podem gerar um pouco de atraso (nesse processo), mas certamente será superado, pois é um projeto importante para o Brasil”.

É para fortalecer essa compreensão que os conteúdos foram direcionados e produzidos, com o
objetivo de trazer experiências, propostas e provocações para esse novo momento de ensino, protagonizados por personagens que têm trabalhado intensamente em sua aplicação prática.

Editorial Revista Mundo Escolar[/vc_column_text][vc_empty_space height=”60px”][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”vc_default” bg_type=”bg_color” bg_override=”ex-full” bg_color_value=”#919fcf”][vc_column][vc_empty_space height=”60px”][vc_row_inner][vc_column_inner width=”2/6″][vc_column_text]logo-ftd-educacao

Diretor Superintendente: Antonio Luiz Rios

[/vc_column_text][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”4/6″][vc_column_text]

A revista Mundo Escolar é uma publicação trimestral da FTD Educação sob licença da Editora Segmento. A revista reúne conteúdos relevantes para toda a comunidade escolar, originalmente publicados em veículos que compõem o portfólio de publicações da Editora Segmento. Distribuição gratuita.

FTD Educação

Rua Rui Barbosa, 156, Bela Vista – SЛo Paulo – CEP 01326-010

www.ftd.com.br

[/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_empty_space][vc_separator color=”black”][vc_empty_space][vc_row_inner][vc_column_inner width=”1/3″][vc_column_text]

Equipe de trabalho FTD Educação

Ricardo Tavares

Ceciliany Alves Feitosa

Luciana Teixeira

Gisele Cruz

Gabriela Palomo Capila de Melo

Elaine Cristina Castello

Flavia Renata P de Almeida Fugita

Clayton Luiz Ferreira de Oliveira

João Carlos Ribeiro Junior

Marli Patricia da Silva

[/vc_column_text][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/3″][/vc_column_inner][vc_column_inner width=”1/3″][vc_column_text]

Realização: logo_editora_segmento

Presidente: Edimilson Cardial

Curadoria: Marcelo Daniel

Projeto gráfico e diagramação: Débora de Bem

Gerente de publicidade: Margarete Rios Silva

Plataforma Digital: RDO – Revista Digital Online

[/vc_column_text][/vc_column_inner][/vc_row_inner][vc_empty_space height=”90px”][/vc_column][/vc_row]