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ESCUTA

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Práticas pedagógicas e questões socioemocionais, as mais citadas em pesquisa

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Centenas de parceiros da FTD Educação elegeram esses assuntos que despertam o interesse de docentes, coordenadores pedagógicos e gestores

[/vc_column_text][vc_column_text][/vc_column_text][vc_empty_space][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]Se fosse possível estabelecer um canal direto com profissionais que atuam no universo educacional no Brasil, quais seriam os temas apontados como mais urgentes, quais dúvidas e que tipo de informações gostariam de receber?

Essa foi a missão assumida pela equipe educacional da FTD Educação, em ação realizada entre os dias 31 de outubro e 7 de novembro de 2022. Nesse período, parceiros espalhados por todo o país foram ouvidos com o objetivo de fornecer informações relevantes para a construção de um evento formativo no calendário anual da empresa: a Jornada Pedagógica 2023.

Chamada de pesquisa pré-evento formativo, a ação buscava saber dos entrevistados suas preferências para a definição de datas, formatos e temas. A ideia tem fundamentação no que escreve, por exemplo, o pensador da educação atual António Sampaio da Nóvoa, que afirma que as propostas teóricas só fazem sentido se forem construídas dentro da profissão, a partir de uma reflexão dos educadores sobre o seu próprio trabalho. Enquanto forem injunções do exterior, serão bem pobres as mudanças.

“Essa é uma chave conceitual para esse processo de formação permanente executada por meio de parcerias externas, pois o reconhecimento do cotidiano, das trajetórias, dos desafios e agruras vividos pelos docentes é um dos principais caminhos para conseguir ampliar e aprofundar as reflexões formativas”, ressalta a gerente Educacional da FTD Educação, Elaine Castello.

 

PERFIL DOS ENTREVISTADOS

 

Para obter os resultados, a pesquisa pré-evento chegou a profissionais de instituições parceiras em todo o país.

E essa não é uma expressão textual: a ferramenta de escuta acessou todas as regiões do território nacional, sendo Norte (9,6%), Nordeste (24,8%), Centro-Oeste (11,3%), Sudeste (32,5%) e Sul (21,8%).

No perfil de funções desempenhadas nas unidades educacionais, o estudo compreendeu, majoritariamente, docentes, coordenadores pedagógicos e diretores. Após a semana de intensos contatos estabelecidos, um total de 335 pessoas responderam aos questionamentos.

 

OUVIR AS PESSOAS ENVOLVIDAS

 

Aos participantes da escuta foram solicitados que apontassem até três assuntos que consideravam relevantes para serem abordados na Jornada Pedagógica 2023. “Nós queríamos saber o que deve ser pauta num planejamento de início de ano letivo, para que fossem abordados em um evento de formação”, complementa Castello.

Ouvir aqueles que lidam diretamente com as demandas do ensino-aprendizagem tem sido uma abordagem constante quando se discute a recente readaptação às atividades nas escolas brasileiras.

No entanto, como ressaltou o diretor de educação da Zoom, Emilio Munaro, em entrevista nesta edição, “parece que se esqueceram da pandemia, os portões se abriram e, imediatamente, começaram as aulas, jogando conteúdos e muita pressão por resultados”.

A importância do estabelecimento de uma via de comunicação com a docência também foi ressaltada pela diretora de conteúdo da Bett Brasil, Adriana Martinelli. “Gestores que escutam os professores tendem a ter uma instituição mais aberta e com caraterísticas mais colaborativas em suas ações”, diz.

 

OS ASSUNTOS MAIS PEDIDOS

 

Com 89,55% das respostas na pesquisa, o tema das práticas pedagógicas – e suas subdivisões – foi o mais solicitado. Nesse universo, o aspecto mais citado pelos participantes foi o dos métodos a serem aplicados em sala de aula, na prática. Ainda compõem esse grupo temático aspectos como inovação, formação docente, atividades lúdicas, dinâmicas e gamificação.

Nos depoimentos, foram registradas expressões que mostram quais as prioridades desse conceito para a aplicação em sala de aula, frases do tipo: “Como trabalhar conteúdo”; “Quais práticas facilitam a jornada do professor”; “Como aprimorar conhecimentos na teoria, sem fugir da prática”.

Na segunda posição estão temas ligados às questões socioemocionais. Nesse contexto, há uma divisão bem clara em dois grandes grupos do mesmo segmento: um para as demandas dos professores e outro para as dos estudantes.

Nesse quesito foi possível observar, prioritariamente, a questão da saúde emocional, seguida por tópicos como motivação, apoio, competências socioemocionais e autoconhecimento, para docentes; e inteligência emocional, relações interpessoais, família e trabalho em grupo, para os alunos.

Nas frases coletadas, apareceram verdadeiros apelos diante de situações delicadas que estão sendo vivenciadas no pós-pandemia. Por exemplo: “Queremos orientações sobre como lidar com os problemas emocionais em sala de aula”; “Quando solicitar auxílio de um profissional de saúde?”; “Quais são as abordagens práticas para a promoção da saúde mental dos estudantes”?

 

INCLUSÃO E TECNOLOGIA

 

A temática da inclusão também teve participação considerável entre as respostas enviadas. Os métodos para trabalhar essa medida na prática estão entre as principais necessidades desses profissionais, com 57,4% das manifestações. Dentre as solicitações também estão a adequação tanto de currículo quanto de estrutura escolar, capacitação docente e integração entre os alunos.

Durante a escuta, foram colhidos pedidos da seguinte natureza: “Como incluir de forma verdadeira?”; “Como oferecer atividades para estudantes com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e transtorno do espectro autista (TEA)?”; “O currículo pode ser uma barreira para a inclusão?”.

No âmbito da tecnologia e inovação, o maior interesse está nas novidades e nas metodologias mais modernas, com 28,3%. Também foram citados aspectos como ensino híbrido, metaverso, robótica e cultura maker. No material recebido, estão pedidos como: “Novas tendências da cultura digital”; “Ferramentas que facilitem nosso trabalho”; “Estratégias e instruções para utilização de aplicativos de cunho pedagógico”.

Após a escuta dos parceiros com a pré-pesquisa, a Jornada Pedagógica 2023 da FTD Educação foi definida para o dia 26 de janeiro, no período da manhã, com o tema central Protagonismo docente: cuidando de si para promover relações socioemocionais de qualidade no ambiente escolar. [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]